terça-feira, 20 de março de 2012

Expectativa de vida

Na maior parte do mundo, as mulheres vivem, em média, quatro anos a mais que os homens. No Brasil, de acordo com a OMS, a expectativa de vida é de 68 anos para os homens e 75 anos para as mulheres. Nos países pobres, como a Etiópia, por exemplo, a expectativa de vida em média, para ambos os sexos, é entre 60 e 65 anos.


O envelhecimento populacional resultado de um conjunto de fatores como o aumento da expectativa de vida da população e o declínio das taxas de fecundidade e mortalidade, é hoje um fenômeno mundial que modifica a estrutura etária da população.
No caso brasileiro, o processo de envelhecimento pode ser constatado por um aumento de participação de idosos na população. Em 2005, os idosos no Brasil reuniam 9,9% da população, equivalente a um contingente de 18,2 milhões de pessoas, representando um crescimento de 25,2% em relação a 2000. Há previsão de que no ano de 2020, 14% da população seja formada por idosos, ou de acordo com a definição de idoso, por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário